sábado, 8 de novembro de 2008

Adiamento por explicar de 6.º filme de Harry Potter irrita fãs

A jogada é de risco: inexplicavelmente o estúdio Warner Brothers decidiu adiar a estreia do capítulo «Harry Potter e o Príncipe Misterioso», o sexto de toda a saga delineada por J. K. Rowling, prevista inicialmente nos Estados Unidos para este mês de Novembro, até 17 de Julho do próximo ano. Um adiamento que os fãs da saga não perdoam.

Assim que o estúdio avançou com a notícia com um lacónico comunicado, a comunidade de seguidores dos filmes começou a expressar-se violentamente em diversos espaços de conversação, com óbvio destaque para a Internet.

No espaço «MuggleNet» acusa-se a decisão de estar ligada a dinheiro; no «The Leaky Cauldron» houve quem tenha escrito que tudo se tinha tornado «num enorme estalo na cara dos fãs»; e, segundo o «The Wall Strett Journal», já há admiradores do jovem feiticeiro a desejarem que o responsável pela decisão da parte da Warner, Alan Horn, «se engasgue no seu próprio cuspo».

Ameaças de morte

O próprio presidente executivo admitiu que já recebeu ameaças de morte e foi obrigado a escrever uma carta sob a forma de um pedido de desculpas a todos os fãs. Na referida missiva, Alan Horn pede para que todos entendam «que partilhamos a admiração por Harry Potter e nada faremos para prejudicar nenhum dos seus filmes».

«Sabemos que ajudaram a tornar esta saga no que ela é hoje, e agradecemos pelo permanente entusiasmo e apoio», lê-se mais à frente, seguindo-se uma garantia final de que «vai valer a pena esperar».

Resultado? Uma petição «online», que conta já com 45 mil assinaturas, a reafirmar o descontentamento com a decisão.

A culpa é de Batman?

O adiamento foi anunciado duas semanas depois de ter sido lançado um trailer tentador sobre o novo filme, novamente protagonizado por Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint. Na altura, a Warner desculpou-se com a longa greve de argumentistas que, supostamente, tinha forçado o estúdio a repensar as suas estreias.

No entanto, há quem defenda que a escolha tem mais a ver com o êxito muito acima das expectativas do novo capítulo de Batman, «O Cavaleiro das Trevas», de Christopher Nolan, também distribuído pela Warner Brothers.

Ao render já 415 milhões de euros só nos Estados Unidos, a obra deu lucro de sobra ao estúdio para fechar este ano com as contas acima do esperado, pelo que optou por assegurar assim já uma boa «performance» também para 2009, colocando o novo Harry Potter na popular temporada de Verão do próximo ano.

Recorde-se que, além do sexto capítulo, falta ainda estrear o último, «Harry Potter e o Talismã da Morte», que entretanto será dividido em dois filmes, o primeiro dos quais com estreia marcada para 2010.

Até ao momento, as cinco grandes produções da saga já renderam cerca de 3,4 mil milhões de euros.

«Harry Potter e as reliquias da Morte» esteve para ser dirigido por Guillermo Del Toro, que abandonou o projecto para se dedicar à sequela de «Hellboy». Vai então ser dirigido por David Yates, o mesmo de «Harry Potter e a Ordem da Fénix».

Nenhum comentário:





Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

O que você achou de HP eo EdP?

Qual vai ser a melhor cena de HP e as RM (em relação ao livro)?

Powered By Blogger