terça-feira, 11 de setembro de 2007

j.k rowling pode escrever novela negra



J. K. Rowling pode escrever novela negra



DAVIDE PINHEIRO
IAN WEST-AP (imagem)

Por enquanto, é apenas um rumor, mas fonte próxima de J. K. Rowling aponta um romance negro como a próxima criação da escritora. Foi, aliás, o seu colega e amigo Ian Rankin quem desvendou o segredo.

Alegadamente, a esposa de Rankin esteve recentemente com J. K. Rowling num café de Edimburgo, e terá visto a autora a escrever um policial. E talvez esteja aqui a solução para o grande enigma da literatura britânica actual: saber que futuro terá a autora da saga de Harry Potter, o maior sucesso de vendas dos últimos anos.

Até agora, sabia-se que J. K. Rowling havia terminado com as aventuras da personagem do feiticeiro. Por outro lado, escrever uma enciclopédia da escola Hogwarts e dedicar algum tempo à família faziam parte dos seus planos para um futuro imediato. Mesmo assim, o final aberto de Harry Potter - o "herói" não morre - deixara no ar a possibilidade da saga ser retomada mais tarde, possivelmente já com filhos da personagem. Mas de acordo com Ian Rankin, essa possibilidade está, para já, posta de parte.

Certo é que Rowling nunca quis ser vista como uma autora de livros infantis e os seus amigos, entre eles Rankin, sempre a desafiaram a escrever uma ficção "adulta". Rankin afirmou mesmo que Rowling tem "a mesma forma de escrever de um autor de romances negros", baseando esta opinião "no enredo, nos contornos das histórias e nas características das personagens que se vão conhecendo".

Para a também escritora PD James, "Rowling tem capacidades, é extremamente popular entre as crianças mas também entre os adultos e fez um excelente trabalho na promoção da literatura levando a que muitos jovens leiam". PD James acrescentou ainda que "é um feito conseguir que as crianças gastem dinheiro na aquisição de tantos livros".

Há quem a compare a Agatha Christie na maneira como cria os "argumentos". A editora Dantha Kean não tem dúvidas em dizer que "os bons escritores de policiais são os que conseguem construir uma boa história capaz de agarrar o leitor da primeira à última página".

Convém recordar que Rowling também escreveu o primeiro episódio da saga Harry Potter em cafés de Edimburgo, levando até a que locais como o restaurante Nicholson's ou a Elephant House se tornassem em locais de passagem obrigatório para os fãs da personagem.

J. K. Rowling era então uma mãe solteira, com pouco dinheiro e sem editora. Hoje é multimilionária, voltou a casar-se e passa a maior parte do tempo numa mansão na Escócia, perto daquela onde vive o primeiro-ministro britânico Gordon Brown, também seu amigo.

A amizade com Ian Rankin é outro dos indícios que podem levar a pensar que o seu destino passa pelos policiais. Se o facto se confirmar, Rowling poderá suceder no género a figuras conhecidas, como Alexandre McCall, Iain Banks ou mesmo Val McDermid.|

Nenhum comentário:





Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

O que você achou de HP eo EdP?

Qual vai ser a melhor cena de HP e as RM (em relação ao livro)?

Powered By Blogger